Morreu nesta quarta-feira,11, o ator e diretor Paulo José, um dos maiores nomes da novelas brasileiras.
Assim segundo o comunicado enviado pela Rede Globo Paulo José estava hospitalizado há 20 dias em um hospital no Rio de Janeiro, assim ele morreu por decorrência de uma pneumonia.
Contudo ainda em 1993 o ator havia sido diagnosticado com Parkinson, doença que é degenerativa que afeta o sistema nervoso central e não tem cura.
Porém Paulo José seguia trabalhando enquanto pode, atuando assim em sua ultima novela em 2014 “Em família”, na ocasião ele interpretou um personagem que também tinha Parkinson.
Já no cinema o ator teve sua historia contada em um filme ” Todos os Paulos do mundo”, filme que conta a historia de sua carreira.
Famosos lamentam a morte do ator
Nas redes sociais, famosos e personalidades lamentaram a morte do ator e prestaram homenagens.
Patricia Pillar amiga de Paulo falou sobre o ser humano incrível que ele era:
“Perdemos um dos maiores atores brasileiros de todos os tempos, o Paulo José. Ser humano generosíssimo e um ator brilhante. Seus personagens podiam ser leves e profundos ao mesmo tempo. Um artista gigante! Fará muita falta para nós! Fica aqui meu carinho para suas filhas e amigos.
Já Claudia Abreu falou sobre o ator e diretor:
“Quando eu ainda estudava teatro no Tablado, passei para um teste de comercial e o diretor era o Paulo José. Nunca me esqueci de sua delicadeza e de sua paciência ao me dirigir quando eu ainda era uma garota. Depois nos encontramos muitas vezes pela vida, mas nunca trabalhamos juntos. Perdemos hoje mais um grande artista, grande mesmo”.
Outro nome de peso Ary Fontoura também falou sobre o ator:
“Mais uma notícia triste! Que ano difícil, mais uma grande perda para a arte. Descanse em paz meu querido Paulo José! Você fará muita falta. Meus sinceros sentimentos a toda família”.
Selton Mello, que o dirigiu no filme “O Palhaço” (2011), fez uma postagem emocionada no Instagram há dois dias, na qual celebrava o papel de dom Pedro 2º na novela.
“Nos Tempos do Imperador” e o dedicava a Paulo José. “Este trabalho é dedicado ao meu maior mestre, Paulo José, Meu amor por ele é gigante. Paulo, eu faço meu trabalho pensando sempre em como você faria”, falou ele.
Carreira de Paulo José
Sua estreia na televisão foi em 1969, com “Veu de Noiva”, já na TV Globo. Seu personagem mais marcante foi o mecânico Shazan, da novela “O Primeiro Amor”, de 1972, que fazia uma dobradinha com Xerife (Flávio Migliaccio).
Depois os dois ganharam seu próprio seriado, o “Shazan, Xerife e Cia”, em que os dois também eram responsáveis por escrever e dirigir os capítulos que foram ao ar entre 1972 e 1974.
Ao longo de mais de 60 anos de carreira, atuou em mais de 20 novelas e minisséries, segundo a TV Globo. Entre os destaques estão ‘Roda de Fogo’ (1986), ‘Tieta’ (1989), ‘Vamp’ (1991) e “Agora É que São Elas’ (2003), de Ricardo Linhares, escrita a partir de uma ideia original do próprio Paulo José.